13-14 de maio: ’20 anos de Teatragal’ na Universidade do Minho

No ano em que celebra o seu 40.º aniversário, o Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho comemora a efeméride com um amplo programa anual dirigido à comunidade académica e ao público em geral, sob o tema Caminhos.

Entre as intersecções científicas, artísticas e culturais criadas ao longo destas quatro décadas, a relação entre a Galiza e Portugal ocupa um importante lugar na actividade académica do ILCH. Na missão desta Escola da Universidade do Minho aparece de maneira muito destacada a interacção e compromisso com a sociedade, com o seu espaço social e cultural. Por tal motivo, este programa estaria de alguma maneira incompleto sem um atento olhar ao, por vezes incompleto, por vezes descontínuo, mas sempre intenso diálogo entre o teatro português e o teatro galego.

Ao fio das importantes iniciativas conjuntas que tem havido em palcos lusos e galegos, este colóquio pretende avaliar os desafios, resistências, oportunidades e limitações da actividade teatral, desde a perspectiva dos vinte transcorridos desde a iniciativa Teatragal que reuniu agentes da cena dramática de ambos lados do Minho, para discutir, parar projectar e para sonhar um teatro que fosse mais robusto, unindo esforços de aqui e de acolá.

No Colóquio “20 anos de Teatragal”, organizado em parceria com a CTB, ela também a comemorar o seu 35ª aniversário, e com o apoio do Conselho Cultural e Centro de Estudos Galegos da Universidade do Minho, será, portanto, momento de efectuar um balanço dos Caminhos até aqui percorridos: com os agentes que foram e com aqueles que ainda o devem ser.

Programa: (em estudo)

13 de maio – Museu Nogueira da Silva

19hAbertura do colóquio

19:30h – Conferência “Encenar a Valle-Inclán”

Moderador: Xaquín Núñez

Oradores: José Martins e Manuel Guede

21:30h – Theatro Circo: Espetáculo A canoa – Cándido Pazó / Escola da Noite de Coimbra.

14 de maio – Salão Nobre da Universidade do Minho

10h – Mesa redonda: Formação, teatro e sociedade

Moderador: Luís Varela

11:15h Pausa para café

11:30h Mesa redonda: Informação, edição e crítica teatral

Moderador: Maria Helena Serôdio

13h Almoço

14:30h Mesa redonda: Produção, distribuição e ação institucional

Moderador: Manuel Guede

15: 45h Pausa para café

16h Mesa redonda: Criação dramática e interpretação

Moderador: Xosé Manuel Pazos

17h Clausura

13170602_905403649569403_62342870_o.jpg

Deixe um comentário