Os Estudos Galegos em São Paulo

Noa Fernández

Professora-leitora de galego na Universidade de São Paulo (2014-2016)

A Cátedra de Estudos Galegos da Universidade de São Paulo nasceu em 2008 a partir de um convenio entre a Universidade de São Paulo e a Xunta de Galicia.

A criação da Cátedra de Estudos Galegos da Universidade de São Paulo funda-se no interesse que justifique uma pesquisa comparada das variedades modernas do antigo galego-português medieval, e mais concretamente, o galego atual e o português do Brasil como dois ramos de um mesmo tronco linguístico. Ao mesmo tempo, tentamos oferecer uma perspectiva histórica que permita enxergar no estudo do português do Brasil elementos para ampliar os limites de comparação com as variedades hispânicas ocidentais que influíram na sua formação. Interessa também para os estudos da romanística da USP, as línguas românicas em contato e os diferentes aspectos relacionados à imigração.

Para alcançar estes objetivos, foram criados três tipos de cursos:

– Cursos extracurriculares de língua, literatura e cultura galegas: ministrados por um professor leitor galego que se destinam a alunos de graduação, pós-graduação e interessados que não pertençam a cursos regulares da USP. Não poucas vezes, os alunos, que se inscrevem, têm ascendência galega. Estes cursos estão distribuídos em quatro níveis, os dois primeiros focado a ser introduções à língua, história, sociolinguística, literatura e cultura e os dois últimos dedicados à literatura e ao teatro e cinema.

– Cursos curriculares optativos: Contamos desde 2008, com cursos curriculares optativos em nível de graduação, ministrados na Área de Filologia Românica. Estes cursos fornecem uma visão de conjunto sobre as mudanças históricas ocorridas no período de expansão da cultura e língua latinas e que contribuíram para a formação do galego.

– Programa de pós-graduação: No decorrer de 2009 implantamos um curso dentro do programa de pós-graduação na Área de Filologia e Língua Portuguesa, que conta com a participação de renomados pesquisadores provenientes da Galiza. Pretendemos, com essa iniciativa, aumentar as bases para desenvolver as pesquisas em nível de pós-graduação.

Entendendo a importância de atravessar os limites geográficos da Universidade e alcançar a cidade, complementamos estes cursos com a organização de palestras e seminários proferidos por pesquisadores que se destacam em âmbito nacional e internacional. Na organização destas atividades a Cátedra de Estudos Galegos conta com a colaboração de diferentes centros culturais como a Casa das Rosas, o Instituto Cervantes ou o Centro Hispano-Brasileiro, entre outros. Tem participado também da de cursos e palestras noutras universidades como o curso sobre a situação sociolinguística dentro da Península Ibérica organizado pela Universidade de Alfenas.

No campo da história, por exemplo, as palestras procuram, sempre que possível, traçar o panorama da Galiza na atualidade, bem como discutir o processo imigratório, pois muitos dos galegos que para aqui vieram nunca retornam. No campo da literatura, destaca especialmente a organização anual da “Primavera das Letras”, ato composto de recitais poético-musicais, exposições fotográficas ou cursos de literatura contemporânea como o ministrado pelo pesquisador e professor da Universidade de Viçosa Aitor Rivas.

Participamos também nos últimos meses da tradução para o português e da edição de três livros que serão lançados no mês de junhos em São Paulo pela editora galega Galaxia através da sua colação Mar Maior.

Por último, conscientes de que é necessário diversificar as atividades, criar vínculos diretos entre o conhecimento da cultura tradicional galega e os produtos culturais mais recentes, e de que o cinema funciona como uma poderosa ferramenta de diálogo e aprendizagem, organizamos também de forma regular a Mostra de Cinema Galego.

No curso letivo 2015-2016 a mostra alcançou a sua quarta edição e foi organizada de forma conjunta com o Instituto Ramon Llull. Com este trabalho colaborativo pretendemos fazer um percurso pelo conjunto da criação audiovisual nos diferentes estilos e temáticas da vasta produção galega e catalã nestes últimos anos, e através dos quais tentaremos aproximar ao público brasileiro a realidade social e cultural da Galiza e da Catalunha.

logo cegal

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s