Em Compostela, VI Colóquio Internacional sobre Literatura Brasileira Contemporânea

Sempre postamos neste blogue informações sobre atividades relacionadas com a língua, cultura e literatura galega no Rio de Janeiro e no Brasil, no entanto, na Galiza também existe interesse pela cultura do Brasil. Assim, entre os dias 25 e 27 deste mês de janeiro terá lugar na capital galega o VI Colóquio Internacional sobre Literatura Brasileira Contemporânea: o local, o nacional, o internacional. Neste evento, participarão pesquisadores de prestigiosas universidades como a de Oxford, Barcelona, Paris-Sorbonne,  Florida ou Copenhague e de universidades do espaço galego-português-brasileiro como Brasilia, Santiago de Compostela, A Corunha, Lisboa ou Católica do Rio Grande do Sul, entre muitas outras.

Podemos ler toda a informação do evento no site do evento:

A literatura brasileira se defronta, no momento, com uma série de exigências. De um lado, estão as novas vozes sociais – vindas de mulheres, negros, trabalhadores, moradores da periferia – que pressionam por um espaço onde possam, enfim, expressar o mundo, se legitimar e ser ouvidas. De outro, há um impulso à internacionalização, com investimentos públicos em feiras, viagens de escritores ao exterior e traduções. O trânsito entre os dois polos é intenso e, às vezes, acidentado, afinal, está em jogo, também, uma imagem de Brasil que se pretende sustentar ou questionar. Daí a necessidade de se refletir sobre a produção literária atual a partir de diferentes ângulos, acompanhando a perspectiva de diferentes agentes do campo literário e observando os deslocamentos entre centro(s) e periferia(s).

O colóquio – que pretende movimentar esse conjunto de discussões – é resultado dos diálogos já estabelecidos entre o Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea e especialistas da área de diferentes universidades europeias, do Brasil, dos Estados Unidos e da Argentina,e marca a consolidação da cooperação entre essas instituições. As diferentes procedências dos participantes apontam também as diferentes perspectivas teóricas e metodológicas que estarão em debate. Para além de questões mais teóricas, necessárias ao embasamento do debate, serão apresentados estudos sobre livros, autores e gêneros específicos da literatura brasileira contemporânea que contemplam os problemas referidos, além de análises sobre o campo literário brasileiro atual. Estão contempladas, também, discussões sobre o diálogo da literatura com outras linguagens artísticas (cinema, artes plásticas, música etc.) e com a cultura, num sentido amplo. Todos os trabalhos trarão como preocupação central o fazer literário na contemporaneidade, tendo como recorte cronológico as obras da literatura brasileira produzidas a partir de 2000

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s