[vídeo] O Dia de Rosalía na Bahia

Elena Veiga

Professora-leitora de Galego na Universidade Federal da Bahia

A voz de Amancio Prada encheu os jardins da UFBA o dia 24 de fevereiro. Era difícil que numa das tardes habituais dos arredores da universidade um grupo de pessoas lendo poemas chamasse a atenção, naquele clima sempre constante de expressões artísticas e conexão com a terra: Ao nosso lado, quatro homens deitados na lama tentavam sentir a terra mãe ao ritmo de tambores africanos. A dez metros, bem na frente da entrada da Biblioteca, uma mulher com os olhos vendados se jogava água encima ao som de Céline Dion, numa performance hipnótica que reivindicava em cartazes escritos com pintura de dedo a necessidade de nos vermos, de viver em sociedade.

Rosalía berrou mais alto. Berrou-na Amancio desde um CD dos anos noventa. Berraram-a todos os alunos das matérias de Estudos da Literatura Galega Contemporânea e Noções de língua e literatura galegas, na que foi a primeira atividade do ano.

Houve quem disse que Rosalía podia ser melhor lida na praia. O homem que vendia cocadas com publicidade de Star Wars esteve de acordo, lembrou-nos que nem tudo podia ser perfeito mas que sempre era melhorável, “com as cocadas vai além”. Ganhou bastante e conheceu Rosalía.

Lemos Rosalía en Cantares Gallegos, en Follas Novas e até em Lois Pereiro. Lemos a Rosalía Pop e Underground. Houve até quem leu Rosalía em Frida Kahlo, entendendo-a como mito imortal por não lhe cantar aos pombos nem às flores, como ela bem disse. Outros leram-a nas vidas dos avós emigrados à Bahía e emocionaram-se ao tempo que tiravam do bolso um pano com o mapa da Galícia onde alguém há anos tinha sublinhado Ponte Caldelas, estando bem longe da terra.

Ao final conectamo-nos nós também com a terra mãe, prometendo-nos continuar cantando à Galícia em língua galega.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s