Os Estudos Galegos em Lisboa

Isaac Lourido

Professor-leitor de galego na Universidade Nova de Lisboa (2014-2016)

O Centro de Estudos Galegos da Universidade Nova de Lisboa foi criado em 1994, fruto do convénio assinado entre a Xunta de Galicia e a Universidade Nova de Lisboa. Tem como objetivos promover a docência, a investigação e a divulgação da língua, a literatura e a cultura galegas na capital portuguesa, tanto no seu âmbito académico quanto nos âmbitos social e cultural. Luiz Fagundes Duarte foi o primeiro diretor do Centro, responsabilidade que iriam desenvolver em épocas posteriores Graça Videira Lopes e Teresa Araújo. Em 2014 o professor Luiz Fagundes Duarte retomou a direção da instituição.

O Centro de Estudos Galegos está integrado no Departamento de Estudos Portugueses da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, e é responsável pela docência da disciplina “Língua e Literatura Galega”, opção livre para estudantes de 1º ciclo de qualquer curso da Faculdade. Os trabalhos de investigação estão orientados à gestão da biblioteca do Centro (com mais de dois mil materiais catalogados), bem como à cooperação com outras unidades de investigação, principalmente nas áreas dos estudos literários e culturais, e com estudantes de 2º e 3º ciclo interessados na cultura galega. A literatura galego-portuguesa medieval; as relações históricas, culturais, linguísticas e literárias entre a Galiza e Portugal; o património histórico e cultural dos Caminhos de Santiago, bem como a literatura galega contemporânea têm sido as áreas de pesquisa mais habituais dos alunos e investigadores vinculados ao Centro.

Relativamente ao programa de divulgação cultural, o Centro de Estudos Galegos tem apostado pela organização de conferências, apresentações de livros e espetáculos artísticos (teatrais e musicais) tanto na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas como em espaços não académicos. Para a extensão da sua atividade em toda a área de Lisboa, o Centro colabora regularmente com diferentes instituições e, muito especialmente, com a Juventude da Galiza – Centro Galego de Lisboa.

Neste ano 2016 se estão realizando um importante número de atividades. O passado 18 de março teve lugar a palestra de Teresa Moure, “Se o Edipo falasse galego (-português)”, assim como a apresentação do seu último livro, Ostrácia. Também neste mês, ainda que prolongando-se até junho, acontece o (Des)Encontros Galego Portugueses, com palestras, projeções de documentários e debates. Aliás, neste mesmo curso acadêmico, teve lugar o lançamento de Ernesto Guerra da Cal, do exílio a galego universal, de Joel R. Gômez e no ano 2015 o livro de relatos de Xurxo Souto Contos do mar de Irlanda, conjuntamente com a palestra “Vinte anos de música e literatura”.

Anúncios

Uma consideração sobre “Os Estudos Galegos em Lisboa”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s