Novo dicionário galego medieval publicado no Rio de Janeiro

A Fundação Casa de Rui Barbosa lançou, em parceria com o Ministério da Cultura, nesta sexta-feira no Rio de Janeiro, o Vocabulário do Português Medieval. Com dois volumes, a publicação pega um lista com cerca de 170 mil palavras que eram usadas nos atuais territórios de Portugal e da Galícia na Idade Média. O vocabulário, em que cada palavra em desuso está vinculada ao seu correspondente no português atual, foi elaborado a partir de documentos datados em Portugal e na Galícia entre os séculos XIII e XV, segundo o Ministério de Cultura.

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, presente no ato, falou sobre a importância do Vocabulário, que levou 35 anos para ficar pronto. “É uma das publicações mais relevantes deste século, no sentido de que uma nação se faz com a sua identidade cultural e, talvez, o mais importante para isso seja a língua, o domínio da língua e a origem da língua”, afirmou.

“Usamos uma grande quantidade de manuscritos da língua falada entre Galícia e Portugal. Com esse repertório foi possível retratar o processo de consolidação da língua portuguesa”, explicou o diretor de pesquisas da Fundação Casa de Rui Barbosa, José Almino de Alencar.

O vocabulário, que começou a ser redigido em 1979, também permite identificar a origem comum do português e do galego. “Entre o latim romano e o português, a língua atravessou uma grande história. É um dos momentos desconhecidos dessa história que estamos retratando no vocabulário”, disse Alencar.

O material será distribuído a bibliotecas e universidades do Brasil, Portugal, Galícia, Espanha, França, Alemanha e Estados Unidos. “Não tínhamos nada publicado com essa densidade. Esperamos que a obra seja um ponto de demarcação para estudiosos da nossa língua e também de inspiração para outros países se debruçarem sobre suas próprias”, ressazltou a ministra da Cultura, Marta Suplicy.

14284301

Anúncios

3 opiniões sobre “Novo dicionário galego medieval publicado no Rio de Janeiro”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s